O cantar para conquistar de Chico Buarque

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O cantar para conquistar de Chico Buarque

Ano: 2012 | Volume: 37 | Número: 62
Autores: Mariana Conde Moraes Arcuri
Autor Correspondente: Mariana Conde Moraes Arcuri | [email protected]

Palavras-chave: Chico Buarque, cancioneiro, linguagem poética

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No período que antecedeu o golpe de 1964, com a renúncia de Jânio
Quadros e a subida ao poder de João Goulart, o Brasil estava confuso diante dos
acontecimentos que o punham em conflito com suas raízes. Os festivais
televisivos redescobriram a música popular nacional, dando ao país um novo
painel de compositores e intérpretes, como Chico Buarque. O lírico de uma
geração ferida, com suas canções, seus escritos e sua postura política, Chico
ajudou a construir um cenário poético, rico, na música popular brasileira. Chico
Buarque remodelou certa prosa poética, mesclando elementos musicais elevados
e cultura popular, alta literatura, com elevado grau de significação, e palavra
corriqueira. Assim, Chico Buarque introduziu em sua sofisticada poética a dureza
de aspectos do cotidiano brasileiro. Talvez por isso a linguagem buarquiana não
seja límpida e plana; pelo contrário, é cheia de altos e baixos. A poética de Chico
guarda dentro de si o germe de uma comunicação aparentemente impossível,
posto que, embora corteje a simplicidade, esbarra na erudição, fixando-se num
complexo meio-termo. Ao criar seus próprios parâmetros de música popular,
Chico conseguiu abranger em suas canções os vários discursos que permeiam a
sociedade brasileira. A linguagem das canções buarquianas conquista o
ouvinte/leitor porque faz com que ele se reconheça naquelas palavras,
enxergando no discurso do poeta sua própria voz. Chico Buarque fez de sua arte
uma contestação não apenas musical como também verbal, abrindo espaço, logo,
a novas possibilidades poéticas, reposicionando a música popular como espaço
de experimentação da linguagem.



Resumo Inglês:

In the period before the 1964 coup, with the resignation of Jânio Quadros
and the rise of João Goulart, Brazil was floored by the events that brought it into
conflict with its own roots. TV festivals rediscovered national popular music, giving
the country a new team of composers and singers, such as Chico Buarque. The
poet of a wounded generation, with his songs, his writings and his political attitude
Chico helped developing a poetic rich scene in Brazilian popular music. Chico
Buarque redefined poetic prose, blending sophisticated musical elements and
popular culture, fine literature, with a high degree of significance, and trivial words.
Thus, Chico Buarque introduced in his refined poetics harsh aspects of Brazilian
daily life. Maybe that is why Chico’s peculiar language is not flat, but full of ups
and downs. The poetics of Chico carries the germ of a seemingly impossible
communication: although it flirts with simplicity, it touches erudition, placing itself in
a complex intermediate spot. By creating his own standards of popular music,
Chico was able to portray in his songs in the multiple speeches present in
Brazilian society. The poetics of his songs conquers the listener/reader because it
makes him recognize himself in those words, noticing in the poet’s speech his own
voice. Chico turned his art into a musical and verbal statement, making room for
new poetic possibilities, reshaping popular music as a space for language
experimentation.