Resumo: O presente texto analisa o livro Panorama do teatro brasileiro ( 1962, reeditado em 1997), de Sábato Magaldi, considerado um dos “pais fundadores” de nossa historiografia teatral. Esta obra tornou-se um cânone dos estudos históricos teatrais e um guia fundamental de aulas nos cursos de graduação e pós - graduação em teatro e artes cênicas. Partindo-se dos estudos sobre a encenação de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, pela companhia Os comediantes em 1943, procura -se entender, ainda que de forma inicial, os jogos de força do campo intelectual e artístico no qual o autor em questão atuava, as alianças estratégicas firmadas, a posição ocupada e as disputas que levaram à construção e consagração desta narrativa.
Abstract: The present text analyzes the book Panorama do teatro brasileiro (Panorama of the Brazilian theater, freely translated, 1997 [1962]), by Sábato Magaldi, considered one of the "founding fathers" of our theatrical historiography. This work became a canon of theatrical historical studies and a fundamental guide in classes of graduate and postgraduate courses in theatre and performing arts. Starting from the studies on Nelson Rodrigues' Vestido de Noiva (Bride Dress) staging by Os Comediantes (The comedians) company in 1943, even though initially, it seeks to understand the strength games in the intellectual and artistic fields which this author worked, the strategic alliances signed, the occupied position and the disputes that led to the construction and consecration of this narrative.