O ciberleitor infanto-juvenil: identidade e literatura digital

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O ciberleitor infanto-juvenil: identidade e literatura digital

Ano: 2011 | Volume: 36 | Número: 60
Autores: Edgar Roberto Kirchof, Simone Assumpção
Autor Correspondente: Edgar Roberto Kirchof | [email protected]

Palavras-chave: Literatura digital, literatura infanto-juvenil, identidade de leitor

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo discute a questão da identidade do leitor de literatura
infanto-juvenil, sendo que a principal questão se refere a possíveis deslocamentos
da identidade do leitor de acordo com deslocamentos quanto ao suporte da
escrita. Inicialmente, discute-se a questão da identidade do leitor sob um ponto de
vista dos Estudos Culturais, sob o argumento de que se trata de uma categoria
em permanente construção e transformação ao longo da história. Em seguida,
apresenta-se um panorama acerca das relações possíveis entre a literatura em
suporte impresso e em suporte eletrônico, com ênfase nos principais
deslocamentos ocorridos quanto à leitura em ambiente virtual. Por fim, realiza-se
a análise dos processos de leitura implicados em alguns poemas eletrônicos
produzidos por Sérgio Caparelli e Ana Cláudia Gruszynski, adaptados a partir da
obra Poesia Visual, originalmente produzida em suporte impresso e publicada no
ano de 2000 pela Editora Global.



Resumo Inglês:

This article aims to reason about the issue of children's and adolescent’s
identity as literature readers. The main point of discussion concerns possible
transformations of the reader’s identity deriving from transformations affecting the
textual medium. Initially, we discuss the concept of reader's identity from the point
of view of Cultural Studies. The main argument is that the reader is a category in
permanent historical construction and transformation. In the sequence, we present
an overview about the possible relations between literature in paper and literature
in digital media, with an emphasis on specific characteristics of reading in digital
environmentn. We finish the article with an analysis of some processes involved in
the reading of digital poems produced by Sergio Caparelli and Ana Claudia
Gruszynski, adapted from Capparelli’s work Visual Poetry, that was published
originally in hard copy in 2000 by the Global Publishing House.