O cinema entre a memória e o documental

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

O cinema entre a memória e o documental

Ano: 2008 | Volume: 0 | Número: 19
Autores: Andréa França
Autor Correspondente: Andréa França | [email protected]

Palavras-chave: cinema, documentário, memória histórica, espectador

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo investiga as relações entre cinema documentário, memória histórica e o lugar do espectador diante das imagens do mundo contemporâneo. Utiliza o filme de Andrea Tonacci, Serras da Desordem (2004), para pensar essas relações assim como a prática múltipla do “documentário”, entre arquivo, testemunha, demonstração sociológica, registro ou puro voyeurismo.



Resumo Inglês:

This essay investigates the relationship between documentary movies, historical memory and the place of the contemporary spectator. It takes Andrea Tonacci’s Serra da Desordem (2004) in order to think such issues as well the multiple faces of the documentary: record, witness, sociological essay or simply voyeurism.



Resumo Espanhol:

El ensayo investiga las relaciones entre el cine documentario, la memoria historica y el lugar del espectador em face de las imágenes contemporaneas. Se toma el film Serra da Desordem (2004), de Andrea Tonacci, con el intento de pensar tales realaciones, bién como los multiplos aspectos del documentario actual: archivo, testigo, tésis sociológica, recuerdo o simples acto de voyeurismo.