O Cinema Obsceno em Conflito: a história diante das fontes de pornografia e erotismo

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ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O Cinema Obsceno em Conflito: a história diante das fontes de pornografia e erotismo

Ano: 2014 | Volume: 0 | Número: 17
Autores: Ébano Nunes
Autor Correspondente: Ébano Nunes | [email protected]

Palavras-chave: Pornografia, Erotismo, Cinema, Fontes Históricas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Trata-se de uma tarefa quase inexequível abordar o gênero pornográfico, sobre qualquer aspecto, sem que sejam levantadas polêmicas e contendas. A pornografia, de uma maneira geral, provoca debates acalorados nos diversos setores da sociedade. Seja entre a classe intelectual, artística e os chamados indivíduos comuns, o tema permanece num posto de certo incômodo. Se o cinema é uma representação de uma realidade que engloba a sociedade, como aponta Marc Ferro, não seria o cinema pornográfico uma projeção dos tabus e fantasias veladas que mantemos sobre a imaginação e realização do sexo? Por que razão, então, o pornô é passível de rejeição? Para tais questionamentos podemos perceber que o gênero pornográfico relaciona-se com questões muito mais complexas que aquelas difundidas e defendidas pelos “encarregados” da sociedade. O pornô toca em valores muito mais profundamente enraizados na sociedade. Atinge diretamente os proclamados captadores da moral, da ética e outros fortes valores sociais.



Resumo Inglês:

This is an almost unattainable task to deal with the pornographic genre, on any aspect without being raised some controversy and conflicts. Pornography - as a general concept - causes strong debates in many sectors of society. For the intellectual class , artists and the so-called common people, the issue remains a somewhat uncomfortable position. If the film is a depiction of a reality that refers to society, as pointed Marc Ferro, isn’t the pornographic cinema a projection of taboos and veiled fantasies we hold about imagination and practice sex? Why, then, porn is subject to such rejection? To these questions we can see that the pornographic genre relates to more complex questions than those disseminated and defended by the "charged ones " of society . Porn deals with values deeply rooted in society; it speaks straight to the proclaimed defenders of morality, ethics and other strong social values