O cinema a serviço da cultura política nazista

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ISSN: 25258036
Editor Chefe: Lucas Antônio Nogueira Rodrigues
Início Publicação: 31/05/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

O cinema a serviço da cultura política nazista

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: B. Krieck Farche, M. L. Tolentino Marques Gontijo Couto
Autor Correspondente: M. L. Tolentino Marques Gontijo Couto | [email protected]

Palavras-chave: cultura política, nazismo, cinema, O Triunfo da Vontade, Jud Süss

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo analisa a influência do cinema na consolidação do nacional-socialismo alemão, a partir de breve resgate histórico do nazismo e de estudo dos filmes O Triunfo da Vontade (1935, dirigido por Leni Riefenstahl) e Jud Süss (1940, dirigido por Veit Harlan). Ambos os filmes tiveram o apoio do governo de Hitler em sua produção e apresentam itens fundamentais da ideologia do Terceiro Reich, como o culto ao “líder salvador” (notável em O Trinfo da Vontade) e o sentimento de identidade nacional baseado no inimigo comum do povo ariano (que é promovido de maneira sutil em Jud Süss). Filmes como esses ilustram o importante papel que o uso do cinema e da propaganda tiveram na manipulação das massas, ajudando a consolidar o nazismo como a cultura política hegemônica na Alemanha do contexto estudado, uma cultura que levou a uma das maiores atrocidades já vistas pela humanidade: o Holocausto.



Resumo Inglês:

The present article analyses the influence of cinema on the consolidation of Germany’s national-socialism by a brief historical rescue of Nazism and study of the movies Triumph of the Will (1935, directed by Leni Riefenstahl) and Jud Süss (1940, directed by Veit Harlan). Both pieces received the support of Hitler’s government on their production. They present fundamental items of the Third Reich’s ideology, such as the cultic myth of the “savior leader” (which is notable in Triumph of the Will) and the promotion of national identity based on the common enemy of Aryan people (which is made in a subtle way in Jud Süss). These films illustrate the important roles that the use of cinema and advertising techniques played in manipulating people, helping to consolidate Nazism into the hegemonic political culture in Germany at that time, a culture capable of perpetrating the Holocaust, one of the biggest atrocities ever seen by humanity.