Analisamos o livro de poesias de Gon- çalves de Magalhães, Suspiros poéticos e saudades, publicado em Paris em 1836. Nosso argumento fundamental é o de que Magalhães evidenciou e intensificou o “clima histórico†caracterizado pela melancolia próprio à modernidade e ao Sattelzeit e, em nosso caso, ao perÃodo regencial (1831-1840). Enfim, veremos que Magalhães e os primeiros românticos em geral experimentaram a modernidade e sua aceleração radical, intensificando o seu “clima histórico†especÃfico, o da melancolia, determinado (a) pelo que podemos chamar de oscilação sentimental entre certo otimismo e esperança, por um lado, e pessimismo e desesperança, por outro, e (b) pela insistência em projetos positivos, mesmo que estes nascessem, por sua vez, de uma profunda desconfiança no que tange à sua consecução.
We look at Gonçalves de Magalhães’ poetry book Suspiros poéticos e saudades (Poetic sighs and longing), published in Paris in 1836. Our basic argument is that Magalhães highlighted and enhanced the “historical atmosphere†characterized by melancholy that befits modernity and the Sattelzeit, and, in our case, the Brazilian regency era (1831-1840). We will see that Magalhães and the first romantics generally experienced modernity and its radical acceleration, thus intensifying its specific “historical atmosphereâ€, one of melancholy, determined by (a) what we can call a mood swing between a certain optimism and hope, on the one hand, and pessimism and despair, on the other hand, and (b) insistence on positive projects, even though these stem from a deep mistrust towards its execution