Este é um ensaio teórico cujo objetivo é discutir, principalmente com base na literatura de estudos de consumo,
como o indivÃduo, através do consumo de tatuagens, exerce uma espécie de curadoria sobre sua própria pele,
tatuando-se ostensivamente e passando de uma identidade não-tatuada para uma de colecionador de tatuagens.
Pretende-se explorar as possÃveis relações teóricas entre esse padrão de consumo fortemente curatorial
(MCCRACKEN, 2003), a questão do self estendido (BELK, 1988) e a da formação e administração de
narrativas identitária do colecionador de tatuagens. Busca-se através do trabalho situar o ato de tatuar-se
como uma atividade de consumo, bem como explorar seu uso performativo (BUTLER, 2011), ou seja, como
os indivÃduos tatuados se valem de atos não apenas comportamentais, mas também de fala para expressar uma
identidade
This is a theoretical essay that intend to discuss how the individual becomes a kind of curator of his own skin
through the conspicous usage of tattoos, going from a non-tattoed identity for a tattoo collector. The proposed
discussion is based on consumer research literature. It intends to explore the possible theoretical relationship
between the pattern of strong curatorial consumption (McCracken, 2003), the issue of extended self (Belk,
1988) and the formation and administration of the identity narratives of the tattoo collector. The present paper
aims to locate the act of tattooing as a consumer activity, and to explore its performative use (Butler, 2011), ie,
how tattooed individuals employ acts, not only behavioral ones, but also acts of speech to express an identity.