O comediante em Watchmen: uma paródia premeditada para a retomada do nacionalismo estadunidense

Domínios da Imagem

Endereço:
Rodovia Celso Garcia Cid km 380 - Campus Universitário - Jardim Portal de Versalhes 1
Londrina / PR
86055900
Site: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem
Telefone: (43) 3371-4398
ISSN: 2237-9126
Editor Chefe: Richard Gonçalves André
Início Publicação: 28/07/2020
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

O comediante em Watchmen: uma paródia premeditada para a retomada do nacionalismo estadunidense

Ano: 2019 | Volume: 13 | Número: 24
Autores: Mariana Furio
Autor Correspondente: Mariana Furio | [email protected]

Palavras-chave: Nacionalismo; EUA; Watchmen; Representação; ethos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho objetiva delinear a representação do autoritarismo norte-americano por meio da personagem Comediante em “Watchmen”, de Alan Moore e Dave Gibbons (1986, 1987) em específico nos momentos em que ele em Saigon, no Vietnam. Além disto, espera-se ser possível estabelecer um diálogo entre a imagem do militarismo da personagem, presente nos excertos, com a atual retomada de valores nacionalistas que se fazem percebidos nos discursos políticos do século XXI. Para tal articula-se os elementos citados com a leitura a partir do conceito de ethos em Fiorin (2004), bem como com os elementos de narrativas verbais e de narrativas visuais em Pellegrini (2003). Como resultado, tem-se a leitura de que, nos requadros em a personagem do Comediante exacerba gestos e ações violentas, são elaboradas como críticas proferidas à posição dos militares norte-americanos durante sua presença no Vietnam; e, por sua vez, tal posicionamento retratado se faz presente no discurso de posse do atual presidente (2017-) dos EUA que apontam a retomada dos valores nacionalistas e militaristas.



Resumo Inglês:

The present work aims at delineating the representation of the North American authoritarianism through the character Comedian in “Watchmen”, by Alan Moore and Dave Gibbons (1986, 1987) specifically when he appears in Saigon, Vietnam. In addition, it is expected to be possible to establish a dialogue between the image of the character's militarism, present in the excerpts, with the current retaking of nationalist values that are perceived in the political discourses of the 21st century. For this, the elements cited are articulated with reading from the concept of ethos in Fiorin (2004), as well as with the elements of verbal narratives and visual narratives in Pellegrini (2003). As a result, the reading is that, the framework in which the Comedian's character exacerbates violent gestures and actions are elaborated as criticisms of the position of the US military during its presence in Vietnam; and, in turn, this portrayed position is present in the inaugural speech of the current president (2017-) in the US that points to the resumption of nationalist and militarist values.