O conceito de Ethos na música da Antiguidade Clássica Grega
Revista Orfeu
O conceito de Ethos na música da Antiguidade Clássica Grega
Autor Correspondente: Tales Pimentel Portugal | [email protected]
Palavras-chave: ethos, modos gregos, música na Grécia antiga, modos eclesiásticos.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
No presente texto, apresentamos considerações sobre o conceito de ethos no ideário da Antiguidade Clássica. Duas obras foram tomadas como ponto de partida para essas considerações: A república de Platão e A política de Aristóteles. A partir do confronto entre esses dois filósofos foi possível discorrer sobre a maneira como concebiam a transmissão de emoções e oimpacto no caráter dos cidadãos causado pela música, bem como a transformação do posicionamento de ambos em relaçãoà função da música na sociedade. No âmbito dessa argumentação, concluímos que a compreensão mais ampla do conceito de ethos é primordial para o entendimento do pensamento musical dos autores e compositores desde a Antiguidade Clássica até, no mínimo, a Renascença.
Resumo Inglês:
In this paper, the concept of ethos is considered as pertaining to the precepts of Ancient Greece. Two works were taken as a starting point for these considerations: The Republic by Plato, and Politics by Aristotle. By comparing these two philosophers, a discussion was made possible which showed their conception of music’s impact on the placement of emotions and on the character of citizens , as well as the philosophers’ changing opinions in relation to the role of music in society. In the context of this discussion, we conclude that a broader comprehension of ethos is central to the understanding of composers’ musical thought from Classical Antiquity, at least up to the Renaissance.