Tendo como ponto de partida
o conceito de religião popular,
este sucinto trabalho concebe as diferentes
vertentes do sincretismo religioso
afro-brasileiro como processos
de construção de sentido que
concorrem para o enfrentamento das
duras condições de vida que,
enraizadas na diáspora africana, foram
impostas aos negros-brasileiros
e até hoje não estão totalmente superadas.
Quanto ao método, ao invés
de um discurso único de referência,
buscou-se a construção de referências
nas regiões de encontro de
discursos. Na condição daquele que
sabe e soube bem expressar essa possibilidade,
o afro-descendente é considerado
o principal sujeito histórico,
polÃtico e epistemológico. O objetivo
deste trabalho é contribuir
para os debates que envolvem o universo
religioso afro-brasileiro, sobretudo
aqueles voltados aos problemas
da produção de sentido, de conhecimento
e de subjetividades.
By the concept of popular
religion, this paper views the afrobrazilian
religious syncretism like a
process of sense construction and a
way of life. The Brazilian afrodescendent
was counted the mean
historical, political and
epistemological subject. The method
is based in a construction of
discoursive intersections instead of
an only discourse. The aim is add to
the afro-brazilian religious universe
contest, essentially to the questions
of sense production, knowledge
production and subjectivity.