Este ensaio tem por finalidade analisar a existência da contemporaneidade e do pós-modernismo na escrita poética do poeta carioca Carlito Azevedo. O poeta demosntra, por meio de sua obra, um diálogo intenso com artistas do século XX e do século XIX, salientando um deslocamento do eu lírico para, em seguida, repentinamente, retornar ao seu eixo de tempo, possibilitando, desta forma, uma consciência e uma lucidez sobre os acontecimentos de seu próprio tempo. O ensaio tomará como referência de análise o poema “As banhistas”, do livro de mesmo nome, para demonstrar, assim, a existência da relação de comtemporaneidade, que tem como principal característica o deslocamento, entendido pelo filósofo Giorgio Agambem, como essencial fator de observação do tempo do sujeito. Depois da conceituação do termo pós-modernidade, por meio de teóricos da área, será possível observarmos a existência de uma tendência pós-moderna quando Carlito fragmenta e corta repentinamente seus poemas, o que faz parte de sua comunicação poética, mas que também traz e reflete a tendência pós-modernista de sua obra.
This essay aims at analyzing the existence of contemporaneity and postmodernism in the poetic writing of the carioca poet Carlito Azevedo. The poet demonstrates through his work an intense dialogue with artists of the twentieth and nineteenth century, emphasizing a displacement of the lyrical self and then, suddenly, return to its axis of time, thus enabling a consciousness and a lucidity about the events of his own time. The essay will take as reference the poem "As Banhistas", from the book of the same name, to demonstrate, thus, the existence of the relation of contemporaneity, which has as main characteristic the displacement, understood by the philosopher Giorgio Agambem, as an essential factor of observation of the subject's time. After the conceptualization of the term postmodernity, through theorists of the area, it will be possible to observe the existence of a postmodern tendency when Carlito fragments and abruptly cuts off his poems, which is part of his poetic communication, but also brings reflects the postmodernist tendency of his work.