O CONTO DA AIA: UMA LEITURA MULTIDISCIPLINAR

Revista Binacional Brasil-Argentina

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ISSN: 2316-1205
Editor Chefe: José Rubens Mascarenhas de Almeida
Início Publicação: 30/06/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O CONTO DA AIA: UMA LEITURA MULTIDISCIPLINAR

Ano: 2020 | Volume: 9 | Número: 1
Autores: E.C.D.Martins, E.P. Cruz, S.F.Santos
Autor Correspondente: E.C.D.Martins | [email protected]

Palavras-chave: distopia, discurso, .gênero, sexualidade, o conto da Aia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto apresenta uma análise do romance O Conto da Aia, Margaret Atwood, e a sua versão cinematográfica no formato de série como possibilidade de reflexão multidisciplinar de questões como relações de gênero, parentesco e a dicotomia natureza-cultura para refletir sobre os contextos políticos brasileiro e estadunidense contemporâneos. No Conto, a República de Gilead fundada em um fundamentalismo religioso após um golpe de estado, é constituída por relações de parentesco exclusivamente heterossexual que circunscrevem gênero e sexualidade à dimensão de uma natureza fixa, tendo como origem um Deus criador. A obra de Atwood traz temas das agendas feministas, discussões ecológicas, religiosas, políticas, direitos de minorias, gênero, dentre outros, queestiveram e estão no centro das agendas eleitorais nos últimos anos e, por isso, não se pode estar alheio a elas. Ao engajar a análise na problematização de opressões contra as minorias do tempo presente, os autores deste texto enfrentam as suas correlações com as opressões da República de Gilead



Resumo Inglês:

This text presents an analysis of the novel “The Handmaid's Tale”, Margaret Atwood, and its cinematographic version in series format as a possibility for multidisciplinary reflection on issues such as gender relations, kinship and the nature-culture dichotomy to reflect on contemporary Brazilian and American political context. In the story, the Republic of Gilead, founded on a religious fundamentalism after a coup, is made up of exclusively heterosexual relationships that circumscribe gender and sexuality to the dimension of a fixed nature, originating from a creator God. Atwood's work brings themes from feminist agendas, ecological, religious, political, minority rights, gender, among others, that have been and are at the center of electoral agendas in recent years and, therefore, cannot be oblivious to them. By engaging the analysis in problematizing oppressions against the minorities of the present time, the authors of this text face their correlations with the oppressions of the Republic of Gilead.



Resumo Espanhol:

Este texto presenta un análisis de la novela "El cuento de la criada”,MargaretAtwood, y su versión de la película en elformato de serie como la posibilidad de reflexión multidisciplinaria sobre temas tales como las relaciones de género, el parentesco, la dicotomía entre naturaleza y cultura, para reflexionar sobre los contextos políticos brasileños y estadounidenses contemporáneos. En el cuento, la República deGileadfundada en un fundamentalismo religioso después de un golpe de estado, se compone de relaciones de parentesco exclusivamente heterosexuales que delimitan el género y la sexualidad a la dimensión de una naturaleza fija, teniendo como origen un Dios creador.El trabajo deAtwoodtrae temas de las agendas feministas, ecológicas, religiosas, políticas, derechos de las minorías, género, dentre otros, que han estado y están en el centro de las agendas electorales en los últimos años y, por lo tanto, no se les puede ignorar que han sido y son el centro de la agenda electoral en los últimos años y, por lo tanto, no puede ser ajena a ellas. Al realizar el análisis para problematizar las opresiones contra las minorías de la actualidad, los autores de este texto enfrentan sus correlaciones con las opresiones de la República de Gilead.