Este artigo apresenta uma proposta de leitura ampliada sobre o dispositivo fotográfico, sendo a câmera fotográfica um elemento importante na construção de um pensamento em fotografia. Ao olhar a câmera como um corpo não redutível apenas às suas possibilidades técnicas, vemos que seus recursos orientam deslocamentos no espaço, sendo fundamentais na construção de um determinado ponto de vista em relação a um assunto. A partir dessas considerações iniciais, são apresentados diversos exemplos no contexto da fotografia como linguagem artística, com o objetivo de oferecer uma leitura sobre a presença da câmera na produção fotográfica, nos estudos teó- ricos e a consequente influência e diálogo com a imagem propriamente dita.
This article presents an extended reading proposal on the photographic device, being the photographic camera an important element in the construction of a thought in photography. By looking at the camera as a body not reducible only to its technical possibilities, we see that its resources guide displacements in space, being fundamental in building a certain point of view in relation to a subject. From these initial considerations, several examples are presented in the context of photography as an artistic language, with the aim to offer a reading about the presence of the camera in the photographic production, in the theoretical studies and the consequent influence and dialogue with the image itself.