O corpo, o visual e o sonoro na construção do moderno

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O corpo, o visual e o sonoro na construção do moderno

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 31
Autores: Marcelo Téo
Autor Correspondente: Marcelo Téo | [email protected]

Palavras-chave: pintura; corpo; música

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute a emergência do corpo como objeto privilegiado nas discussões acerca da modernidade no Brasil da primeira metade do século XX, em especial na década de 1920. Para tanto, são analisados primordialmente documentos visuais, tanto ilustrações publicadas na imprensa, quanto obras do “esquadrão modernista”, em particular as do pintor e ilustrador Emiliano Di Cavalcanti, a partir de seus cruzamentos com o universo sonoro, que parece servir como canal de acesso aos conteúdos identitários brasileiros. As interfaces entre as imagens de consumo e as imagens artísticas atuam como indicadores de problemáticas mais gerais que atravessavam aquele momento, permitindo uma compreensão ampla dos papéis atribuídos às dimensões visual e sonora no plano das práticas estéticas e políticas.



Resumo Inglês:

This article discusses the emergence of the human body as a privileged object in discussions of Brazilian modernity in the first half of the 20th century, particularly in the 1920s. To this end, we analyze primarily visual documents, both illustrations published in the press and the works of the “modernist squad”, especially the painter and illustrator Emiliano Di Cavalcanti, based on their proximities with the sound universe, which seems to serve as a channel to access the Brazilian national identitary contents. Interfaces between consumption images and artistic images serve as indicators of broader issues of that historical moment, allowing us to understand the roles assigned to the visual and sound dimensions in terms of aesthetic and political practices.