Hoje, católicos, ortodoxos e protestantes aceitam todos o mesmo
Cânon do Novo Testamento (NT) e na ordem em que se encontram os 27
livros do Corpus Biblicum do NT; mas nem sempre foi assim e nem sequer
a ordem que temos hoje é a mesma em todos os Catálogos antigos que
temos à nossa disposição. Por isso, a fi m de nos ajudar na compreensão
desta temática, queremos oferecer um ensaio acerca deste conjunto de
Cartas do NT, intituladas Cartas Paulinas, que desde a antiguidade sempre
encontrou aceitação seja no Corpus do NT seja em seu próprio Corpus,
internamente falando, sendo também o grupo de Cartas do NT mais
estudado e comentado, haja vista a vasta literatura que temos à disposição,
seja no campo Católico, como no Ortodoxo e no Protestante, que sempre
aceitaram a canonicidade das Cartas Paulinas. O único texto dissonante
foi a Carta aos Hebreus, que desde o PerÃodo PatrÃstico sempre encontrou
problemas na aceitação de que fosse de autoria paulina. Além disso, o
que os estudiosos modernos têm levantado é a questão de que Paulo
tenha ou não escrito diretamente todos os textos a ele atribuÃdos. Além
de que, segundo a maioria dos estudiosos, entre as atuais Cartas Paulinas,
na verdade, nós temos sete cartas que são autenticamente Paulinas, três
consideradas Deuteropaulinas e três chamadas de Pastorais. Enfi m,
nossa intenção é aquela de oferecer uma colaboração acerca da estrutura
do Canon Paulinum dentro do Canon Novi Testamenti, seja na estrutura
seja na distribuição do mesmo enquanto ordem de ocorrência e sequência
dentro do Cânon do NT; por isso, oferecemos também alguns gráficos ilustrativos acerca de seu arranjo, por acreditar que isso pode facilitar a
visualização e assimilação do conteúdo.
Today, Catholics, Orthodox and Protestants accept all the same canon
of the New Testament (NT) and in the order they are 27 of the Corpus
Biblicum NT books; but it was not always like that and not even the order
we have today is the same in all the ancient Catalogs, we have at our
disposal. Therefore, in order to help us understand this issue, we want to
offer an essay about this NT set of letters, entitled Letters Pauline, that since
antiquity has always found acceptance is in the NT Corpus is at your own
Corpus, internally speaking, also being the NT Letters group most studied
and commented, given the vast literature available to us, whether in the
Catholic fi eld, as in the Orthodox and Protestant, who always accepted the
canonicity of the Pauline Letters. The only dissonant text was the Letter
to the Hebrews, which from the Patristic period always found acceptance
problems that were of Pauline authorship. Also, what modern scholars
have raised is the question that Paul not has written or directly all the texts
attributed to him. Apart from that, according to most scholars, among the
current Pauline letters, in fact, we have seven letters that are authentically
Pauline, three considered Deuteropaulines and three calls Pastoral. Finally,
our intention is that of providing a collaboration about the structure of Canon
Paulinum within Canon Testamenti Novi, in the structure is the same as the
distribution order and sequence of occurrence within the NT Canon; so also
we offer some illustrative graphics about their arrangement, believing that
this can facilitate the visualization and assimilation of content.