O cuidado de si e a preparação para improvisação musical livre

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

O cuidado de si e a preparação para improvisação musical livre

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Pedro Azevedo Sollero
Autor Correspondente: Pedro Azevedo Sollero | [email protected]

Palavras-chave: improvisação musical livre, Foucault, ciências cognitivas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo procura contribuir para reflexões sobre diferentes processos de preparação para a improvisação musical livre, a partir da ideia de “cuidado de si”, como apresentada por Michel Foucault em sua Hermenêutica do Sujeito. O filósofo realiza um estudo deste conceito e práticas associadas, entre filósofos clássicos, e o acompanha até o momento histórico de Descartes, quando é dissociado do “conhece-te a ti mesmo”. Por meio da revisão da obra de Foucault, buscarei descrever conceitos que possam nos ajudar a olhar para práticas de preparação para a improvisação musical livre. Como referência de estudos em aprendizado de improvisação musical, apresentarei ideias de pesquisas que aproximam a música das ciências cognitivas. Por fim, farei uma reflexão a partir das práticas e conhecimentos descritos na bibliografia, e buscarei ferramentas para a compreensão da preparação para a improvisação musical livre, que contemplem mais do que o ensaio motor das ações da performance. 



Resumo Inglês:

The present article aims to contribute to reflections regarding different processes of preparation for free musical improvisation, with aid of the idea of “care of the self”, as presented by Michel Foucault in the Hermeneutics of the Subject. The philosopher conducts a study of this concept and associated practices, among classic Greek philosophers and follows it to the time of Descartes when it is dissociated from “know thyself”. By way of revision of Foucault’s work, we shall attempt to describe concepts which may aid us in looking at practices of preparation for free musical improvisation. As reference for studies in the field of learning musical improvisation, we shall present ideas from researches which bring together music and cognitive sciences. Lastly we shall offer our reflection based on the practices studied herein, and we shall search for tools for the comprehension of the preparation for free musical improvisation, which contemplate more than the motor rehearsal of the actions of the performance.