O artigo considera a Modernidade primeiramente como a grande transformação na configuração das sociedades ocidentais hoje em processo de universalização. Estas sociedades articulam uma grande utopia: a de um mundo completamente produzido pelo ser humano em que poderá encontrar a satisfação de suas necessidades e sua felicidade como ser plenamente autônomo. Em tudo isto está implícita uma visão da natureza, do ser humano e em última instância do ser em seu todo que é o tema próprio da filosofia tematiza. Aqui nosso interesse tem como objetivo tematizar estas concepções básicas, ou seja, a metafísica aqui implicada que é o desafio mais radical. Nosso tempo é um tempo marcado por uma profunda tensão: de um lado, uma crítica radical à modernidade hegemônica nos últimos séculos e a seus efeitos perversos; de outro, um refazer-se também radical de uma modernidade que se apresenta como o único futuro desejável para a humanidade. O artigo tenta tematizar os grandes desafios que esta concepção da realidade em seu todo e especificamente do ser humano atualmente levantam para a vida humana com consequências graves para as religiões e suas teologias.
The article considers the Modernity first at all as the great transformation in the configuration of the Western societies, today in process of universalization. These societies articulate a great utopia: a world completely produced by the human being in which it can find the satisfaction of its needs and happiness as a fully autonomous being. In all of this is implicit a vision of nature, the human being and, ultimately, of the being in its wholeness that is the proper subject of philosophy. Our interest here is to thematize the basic concepts implied, i.e. the metaphysics involved here, which is the most radical challenge. Our time is marked by a deep tension: on one side, a radical criticism to the hegemonic modernity in the last centuries and its perverse effects; on the other, a radical remake of a modernity that presents itself as the only desirable future for humanity. The article aims to thematize the major challenges of this conception of reality and human being currently pose to human life with serious consequences for religions and their theologies.