O desenvolvimento da capacidade absortiva em franquias : análise de casos de franquias de supermercados

Revista Gestão e Sustentabilidade - RG&S

Endereço:
RODOVIA SC 484 - Km 02 - Área Rural de Chapecó
Chapecó / SC
89815899
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/index
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2596-142x
Editor Chefe: Maurício Fernando Bozatski
Início Publicação: 15/02/2019
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Ciências Contábeis, Área de Estudo: Economia, Área de Estudo: Turismo

O desenvolvimento da capacidade absortiva em franquias : análise de casos de franquias de supermercados

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Andrea Luisa Bozzo, Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira, Roberta Manfron de Paula
Autor Correspondente: Andrea Luisa Bozzo | [email protected]

Palavras-chave: Capacidade absortiva, Aprendizagem, Conhecimento, Franquias

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste estudo analisamos empiricamente o modelo de capacidade absortiva desenvolvido por Zahra e George, (2002). Especificamente, analisamos a perspectiva do processo de integração da capacidade absortiva em suas quatro dimensões: aquisição, assimilação, transformação e exploração em franquias de supermercados. Realizamos duas entrevistas e observação nos pontos de venda dos franqueados para investigar o efeito da capacidade absortiva do conhecimento do sistema de franquias e seu impacto nos resultados do negócio.  Argumentamos que a conversão para o sistema de franquias tem um impacto positivo no desempenho e que este efeito é fortalecido por meio da absorção do know-how do sistema de franquias.  Nosso estudo contribui para a literatura de aprendizado em franquias e, numa ótica gerencial, pode servir de orientação para as práticas de franquia.



Resumo Espanhol:

En este estudio analizamos empíricamente el modelo de capacidad de absorción desarrollado por Zahra y George (2002). Específicamente, analizamos la perspectiva del proceso de integración de la capacidad de absorción en sus cuatro dimensiones: adquisición, asimilación, transformación y explotación en franquicias de supermercados. Llevamos a cabo dos entrevistas y observaciones en los puntos de venta de franquiciados para investigar el efecto de la capacidad de absorción del conocimiento del sistema de franquicias y su impacto en los resultados comerciales. Argumentamos que la conversión al sistema de franquicias tiene un impacto positivo en el rendimiento y que este efecto se fortalece al absorber los conocimientos del sistema de franquicias. Nuestro estudio contribuye a la literatura de aprendizaje de franquicias y, desde una perspectiva gerencial, puede servir como guía para las prácticas de franquicia.