O desfile do Boi Neon: arquivos em movimento

RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

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ISSN: 2447746X
Editor Chefe: Maria Cristina Menezes
Início Publicação: 30/11/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

O desfile do Boi Neon: arquivos em movimento

Ano: 2017 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: R. S. F. Carvalho, R. G. Moraes
Autor Correspondente: R. S. F. Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Boi neon, gênero, arquivo, corpo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Um arquivo não é imóvel, mas um conjunto de rastros que são ressignificados, na sincronia do processo de memória. O filme constitui-se como narrativa cuja tessitura se dá a partir de arquivos. Posto isso, este artigo propõe uma leitura do filme brasileiro Boi neon (2016), dirigido por Gabriel Mascaro. A representação da ambiguidade do protagonista, entre os gestos rústicos no preparo dos bois nas vaquejadas do interior do nordeste e a sensibilidade do design de roupas femininas, parece constituir uma masculinidade multifacetada, o que confronta o arquivo de um paradigma heteronormativo das performatividades de gênero. Essas novas perspectivas parecem possibilitar (re)escritas e (des)contextualizações dos arquivos sobre esses sujeitos outrora legados à opressão.