O despertar da Nação: nacionalismo e espiritualismo na doutrina integralista

Revista Eletrônica Cadernos de História

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ISSN: 19800339
Editor Chefe: Rodrigo Machado da Silva
Início Publicação: 30/06/2006
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O despertar da Nação: nacionalismo e espiritualismo na doutrina integralista

Ano: 2006 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: C.V. Merg
Autor Correspondente: C.V. Merg | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo analisa o nacionalismo professado pelo Partido de Representação Popular (1945­1965), reorganização do integralismo brasileiro pós­Estado Novo. O nacionalismo integralista baseava­se em uma concepção própria de história, onde o Brasil estaria destinado a posição de grande potência, a partir de suas características geográficas, sociais, culturais e raciais.Esta ótica é fundamentalmente providencialista, tendo a nação brasileira uma missão, designada por Deus, a cumprir. Neste sentido, nacionalismo e espiritualismo, dois princípios básicos da doutrina integralista, conectam­se. Afirmando­se como movimento autenticamente nacional e espiritual, o integralismo utilizou estes dois aspectos doutrinários como legitimadores de seu discurso e de sua intervenção na arena política a partir de 1945.



Resumo Inglês:

The present article analyses the kind of nationalism supported by the Partido de Representação Popular (1945­1965), the reorganization of the brazilian integralismo after the Estado Novo. The Party’s nationalism was based on a particular conception of History, one where the Nation was destined to become a great potency, due to its geographic, cultural, social and racial characteristics. This view is essentialy providencialist: the Brazilian Nation was given a mission from god and its destiny was the fulfillment of this fate. In this sense, nationalism and spiritualism, two pivotal elements of the integralist doctrine, are intertwined. Affirming its condition as na authentic national and spiritual movement, the integralismo uses these two doctrinal aspects as means to legitimate its discourse and its parts in the political arena after 1945.