Este artigo propõe explicar as designações dadas por Deus a Moisés e Arão em seus comissionamentos (Ex 4,10-17) dentro do contexto histórico do Antigo Oriente, principalmente do Egito. Para tal objetivo, abordamos as tradições e o contexto literário, cultural, linguístico, religioso e geográfico concernentes ao texto em estudo. O texto definido e delimitado é submetido a um crivo que leva em consideração o contexto da narrativa e do ambiente onde se situa tal narrativa, passando a ser analisado e comentado versículo por versículo. Com isso é possível verificar muitas compatibilidades entre aspectos sociais, religiosos e literários do texto bíblico e o ambiente onde ele foi gerado, mostrando a importância da história, dos estudos arqueológicos e das críticas, para uma interpretação teológica eficiente da história do êxodo dos hebreus e seus personagens.
This article propose to explain the designation given for God to Moses and Aaron in the commissioning (Ex 4,10-17) inside the social and literary context of the Ancient East, mainly of Egypt. In order to achieve such objective, we study its traditions and the literary, cultural, linguistic, religious and geographic context. The text defined and delimited it is subjected to a sieve that taking into account the narrative’s background and the environment where is located such narrative, passing to be analyzed and commented verse for verse. Hence it is also possible to check much compatibilities among socials, religious and literal aspects of the biblical text and environment when it was generated, showing the importance of history, archeological studies and criticism, for an efficient interpretation of the history of the exodus of the Hebrews and its characters.