O princípio da proveniência e os conceitos de documento de arquivo e organicidade que norteiam a Arquivologia desde o século XIX parecem, pelo menos parcialmente, não serem mais suficientes para explicar e orientar a produção dos documentos arquivísticos contemporâneos. Este artigo tem como objetivo analisar os argumentos e pressupostos das vertentes clássica, moderna e contemporânea da Arquivologia, que demonstram as particularidades e as contribuições de cada uma. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória, analítica e descritiva, na qual o método adotado é o levantamento bibliográfico. O referencial teórico baseou-se na história dos conceitos de Reinhart Koselleck e nos conceitos de ethos científico e discurso. Constatou-se no embate entre diferentes ideias e distintas abordagens, consideradas às vezes antagônicas, que é possível um diálogo entre elas mediante processos de ressignificação dos princípios e conceitos ao longo da própria dinâmica evolutiva da ciência.
The principle of provenance and the concepts of record and organicity that guide Archival Science since the nineteenth century seem, at least partially, no longer sufficient to explain and guide the production of contemporary records. This article aims to analyze the arguments and assumptions of the classical, modern and contemporary aspects of Archival Science, which demonstrate the particularities and contributions of each one. The research is characterized as qualitative, exploratory, analytical and descriptive, in which the method adopted is the bibliographic survey. The theoretical framework was based on the history of the concepts of author Reinhart Koselleck and on the concepts of scientific ethos and discourse. It was observed in the clash between different ideas and different approaches, considered sometimes antagonistic, that a dialogue between them is possible through processes of re-signification of the principles and concepts throughout the own evolutionary dynamics of science.