Para elaboração deste artigo, partimos da noção de profanação construÃda por Giorgio Agamben, vemos como ela é essencial para entendermos a constituição de categorias em torno da imagem, como “fantasmaâ€, “pathosformel†e “juÃzo finalâ€. Lançamos essas ideias em diálogo com Mário de Andrade fotógrafo e prosador em O turista aprendiz e Balança, Trombeta e Battleship Ou o descobrimento da alma, assim o que se tem como resultado são questionamentos sobre a elaboração da imagem, que independentemente do tipo de texto (fotografia, diário, conto, romance) coloca-se como carregada de tempo.
The elaboration of this article started from the notion of profanity built by Giorgio Agamben; we analyzed how its meaning is essential to understand the constitution of categories around image, such as "ghost", "pathosformel" and "final judgment". We launched these ideas in dialogue with the photographer and prosaist Mário de Andrade in O turista aprendiz e Balança, Trombeta e Battleship Ou o descobrimento da alma, so that what there is as a result are questions about the development of image, that regardless the type of text (photograph, diary, short story, novel) is placed as full of time.