A partir do século XVII, inúmeros autores, como os irmãos Grimm e Hans Christian Andersen, pesquisaram e, posteriormente, publicaram histórias baseadas no folclore popular europeu. Como o período em que tais fenômenos ocorreram converge com o nascimento da família burguesa, que redirecionou a visão acerca da criança, as histórias produzidas por esses autores acabaram por ser elaboradas e adaptadas ao universo infantil. A figura do diabo fazia parte da memória coletiva europeia, sua presença é notadamente perceptível no ideário da Idade Média, logo, a inserção desse personagem em obras fictícias para crianças tornou-se comum nos enredos infantis da época. O artigo analisará, em alguns contos produzidos entre os séculos XVIII e XIX, as similitudes perceptíveis na criação do personagem, e comprovará seu caráter folclórico, bem como sua construção literária a partir de um denominador coletivo comum: a memória popular.
In the 17th century, numerous authors, such as the brothers Grimm and Hans Christian Andersen, researched and later published stories based on popular European folklore. As the period in which such phenomena occurred converged with the birth of the bourgeois family, which redirected the vision about the child, the stories produced by these authors were elaborated and adapted to the infant universe. The figure of the devil was part of the European collective identify, its presence is noticeably notice able in the Middle Ages, so the insertion of this character into fictional works for children became common in the children's plots of the time. The article will analyze, in some tales produced between the eighteenth and nineteenth centuries, the perceptible similarities in the construction of the character, and will prove its folkloric character, as well as its literary construction from a common denominator common: the popular memory.