O discurso da modernidade na construção de Vitória-ES

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ISSN: 1984-5537
Editor Chefe: Angelo Serpa
Início Publicação: 28/02/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

O discurso da modernidade na construção de Vitória-ES

Ano: 2019 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: Marcos Cândido Mendonça, Carlos Teixeira de Campos Júnior
Autor Correspondente: Marcos Cândido Mendonça | [email protected]

Palavras-chave: Vitória-ES, modernidade urbana, produção do espaço, ideologia, desenvolvimento, Vitória-ES, urban modernity, production of space, ideology, development

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo investiga a modernidade na construção da cidade de Vitória na passagem do século XIX para o XX, no qual o Estado atuou como principal promotor dessa tarefa. Para tal investida, a análise partiu do estudo dos fundamentos ideológicos do processo. A conclusão foi a de que as transformações de Vitória foram dominadas pelos interesses ligados à instância mercantil exportadora do capital em detrimento da construção de um projeto coletivo de cidade; e que essa fração do capital se alimentou ideologicamente do signo do moderno para a construção de um projeto de classe, orientado para a via do desenvolvimento comercial, que propôs a produção do moderno por meio da ruptura com o passado colonial da cidade. A perspectiva de análise buscou compreender a produção da modernidade urbana enquanto produção do espaço, e, nessa tarefa, investigar os fundamentos ideológicos que participaram do processo de construção da cidade.



Resumo Inglês:

This article investigates the modernity in the construction of the city of Vitoria in the passage from the nineteenth century to the twentieth century, in which the State acted as the main promoter of this task . For this purpose, the analysis was based on the study of the ideological foundations of the process. The conclusion was that the transformations of Vitória were dominated by the interests linked to the mercantile-exporting instance of capital, to the detriment of the construction of a collective city project; and that this fraction of capital was ideologically nourished by the sign of the modern for the construction of a class project, oriented towards commercial development, which proposed the production of the modern through a rupture with the colonial past of the city. The perspective of analysis sought to understand the production of urban modernity as a production of space, and in this task, to investigate the ideological foundations that participated in the process of construction of the city.