O discurso de promoção do Prêmio Nacional das Artes e sua alusão ao regime nazista alemão

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

O discurso de promoção do Prêmio Nacional das Artes e sua alusão ao regime nazista alemão

Ano: 2022 | Volume: 0 | Número: 53
Autores: Ingrid Pereira de Assis, Paulo Victor Arouche Costa Leite
Autor Correspondente: Ingrid Pereira de Assis | [email protected]

Palavras-chave: discurso, nazismo, fascismo, Secretaria da Cultura, Roberto Alvim

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo do artigo é identificar as similaridades e aproximações entre o discurso proferido pelo então secretário especial da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, e as particularidades do regime nazista, a partir de um aporte teórico voltado à compreensão das peculiaridades discursivas. Aciona-se, neste artigo, a metodologia da Análise do Discurso, de forma menos sistemática e mais ensaística, amparando-se em proposições teóricas acerca da construção discursiva para elaborar uma reflexão interdisciplinar, compreendendo aspectos históricos e comunicacionais. Os procedimentos metodológicos empregados foram: a coleta documental do vídeo do pronunciamento analisado; a decupagem e a revisão bibliográfica sistemática, para formar o aporte teórico da investigação. O corpus da análise é, portanto, o vídeo de divulgação do Prêmio Nacional das Artes. Dentre as conclusões, aponta-se a identificação de elementos visuais e verbais que remetem ao discurso do regime totalitário alemão, utilizando inclusive o recurso da paráfrase.



Resumo Inglês:

The purpose of the article is to identify the similarities between the speech made by the secretary of Government Culture, Roberto Alvim, and the particularities of the Nazi regime, based on a theoretical approach aimed at understanding the discursive peculiarities. In this article, the Discourse Analysis methodology is not used, but it is supported by theoretical propositions about discursive construction to elaborate an interdisciplinary reflection, including historical and communicational aspects. The methodological procedures employed were: documentary collection, in this case, the video of the analyzed statement; decoupage and systematic bibliographic review to form the theoretical contribution of the investigation. The corpus of the analysis is, therefore, the dissemination video of the National Arts Award. Among the conclusions, there is the identification of visual and verbal elements that refer to the German totalitarian regime’s discourse, including using the paraphrase resource.