O ENSINO DA LITERATURA

Ribanceira

Endereço:
Universidade do Estado do Pará - Coordenação do Curso de Letras. Rua do Una, no. 156 (Prédio Castelinho, Terceiro Piso). Bairro do Telégrafo.
Belém / PA
66113200
Site: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/ribanceira
Telefone: (91) 4009-9533
ISSN: 2318-9746
Editor Chefe: Raphael Bessa Ferreira
Início Publicação: 30/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O ENSINO DA LITERATURA

Ano: 2013 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: W.O.A.Junior
Autor Correspondente: W.O.A.Junior | [email protected]

Palavras-chave: Ensino de Literatura; Literatura e Estética; Arte e Forma

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto tem por objetivo mais destacado refletir sobre o ensino da literatura a partir de seu caráter estético, ou, dito de outra maneira, artístico. Se dele resultar a ideia de um método de trabalho para ser usado nas salas de aula do ciclo básico que
atenda àquilo que os PCNs consideram o aspecto estético da literatura, ele terá atingido seu objetivo maior, por isso ele terá uma parte mais teórica e uma parte em que sugerirá alguns procedimentos de ensino que, certamente, serão muito melhorados ainda pela criatividade daqueles que se interessam pelo ensino da literatura com base na noção de que uma obra é, também, um produto artístico. A escolha da prosa narrativa como foco das análises explica-se por ser a parte da produção literária em que se tem mais dificuldade de localizar o trabalho específico do artista, a saber, a construção de uma forma esteticamente eficaz.