O entretenimento político em Spielberg: imagem e olhar no cinema pós 11 de Setembro

Revista Mídia e Cotidiano

Endereço:
Rua Alexandre Moura - nº 8, Bloco A - São Domingos
Niterói / RJ
24210200
Site: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano
Telefone: (21) 2629-9684
ISSN: 2178602X
Editor Chefe: Denise Tavares
Início Publicação: 30/12/2012
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

O entretenimento político em Spielberg: imagem e olhar no cinema pós 11 de Setembro

Ano: 2012 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: Fabio Luciano Francener Pinheiro
Autor Correspondente: Fabio Luciano Francener Pinheiro | [email protected]

Palavras-chave: comunicação, cinema, história, entetenimento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Procuramos demonstrar uma conexão entre entretenimento – simbolizado pela produção de filmes nos estúdios de Hollywood – e política, a partir da análise de trechos do filme A Nova Lei (Minority Report 2002). O diretor Steve Spielberg – ele mesmo um ícone do cinema associado ao entretenimento – critica o engano das imagens e o olhar como fonte de conhecimento. Tratam-se de duas referências à midiatização dos atentados de 11 de setembro de 2001, na contramão do cinema engajado, naquele momento, no apoio à intervenção militar no Iraque. A noção de entretenimento político, com o horror de ver, é sustentada ainda em Guerra dos Mundos, de 2005.