O ESPECTADOR DOS FILMES FEITOS COM CELULAR

Revista Livre de Cinema

Endereço:
Rua Papa João XXIII, 46 - ap. 404 - Centro Cívico
Curitiba / PR
80530-030
Site: http://relici.org.br/index.php/relici
Telefone: (41) 9998-8773
ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

O ESPECTADOR DOS FILMES FEITOS COM CELULAR

Ano: 2020 | Volume: 7 | Número: Especial
Autores: C. M. Q. Lambach
Autor Correspondente: C. M. Q. Lambach | [email protected]

Palavras-chave: cinema de bolso, espectador, tecnologia, semiopragmático, imagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo sobre cinema de bolso provém de um duplo movimento social e tecnológico e tem como característica um espectador diferenciado. Neste artigo dou seguimento as reflexões sobre cinema de bolso a partir desse espectador de acordo com os princípios do modelo semiopragmático de Roger Odin a fim de enfatizar o duplo movimento citado acima, problematizando: o cinema de bolso conta a sua história por meio de imagens, signos e tecnologia; o espectador é um correalizador de filmes de bolso.



Resumo Inglês:

The study of pocket cinema comes from a double social and technological movement and has the characteristic to have a different spectator. In this article I follow the reflections on pocket cinema from this spectator according to the principles of Roger Odin's semi-pragmatic model in order to emphasize the double movement mentioned above, problematizing: pocket cinema tells its story through images, signs and technology; the spectator is a pocket film co-director.