Exploramos, neste artigo, os traços estilÃsticos presentes na obra Perto do fogo: trilogia do
amor, da terra e da esperança, de Paulo Marinho, utilizando a EstilÃstica de Damaso Alonso
como suporte teórico, destacando como o autor faz uso dos recursos estilÃsticos na construção
de sua poesia. Lendo os textos, percebemos que Paulo Marinho constantemente dialoga com
figuras representativas da América, mais intensivamente, da América Latina. Cantando a saga
de personalidades que fizeram e fazem a história “do Amor, da Terra e da Esperançaâ€, o poeta
o faz através de uma linguagem que conjuga expressividade e afetividade, não raro, com tons
de denúncia.
We explored, in this article, the present stylistic lines in the work -Close to the fire: love,
earth and hope trilogy, by Paulo Marinho, using Damaso Alonso's Stylistic as the theoretical
support, highlighting how the author makes use of the stylistic resources in the construction of
his poetry. Reading the texts, we noticed that Paulo Marinho constantly dialogues with
representative illustrations of America, more intensively, of Latin America. Singing the saga
of personalities that make and made the history " of Love, of Earth and of Hope ", the poet
makes it through a language that conjugates expressiveness and affectivity, not rare, with
accusation tones.