A história do romance português é um capÃtulo ainda muito incipiente.
De modo habitual, essa história é contada como uma extensão do romance
francês e inglês. Essa perspectiva finda por levar ao equÃvoco de situar a
origem dessa forma em Portugal no momento em que o modelo realista francoinglês
de romance chega ao paÃs, fazendo com que uma quantidade
considerável de romances anteriores a esse marco temporal seja
sumariamente desconsiderada. Sem retroceder muito em relação a esse
marco, é possÃvel visualizar ocorrências ainda não consideradas ou pouco
conhecidas do gênero em questão, a saber: Carlos e Julieta (1838) e O
Estudante de Coimbra (1840-1841), de Guilherme Centazzi, romances que
antecedem consagrados precursores dessa forma em Portugal. O estudo
dessas obras, particularmente de O Estudante de Coimbra, pode contribuir
para ampliar o que se conhece sobre a história do romance português,
trazendo à tona aspectos pouco explorados das narrativas do século XIX, como
o intenso diálogo que elas travam com a tradição do romance setecentista.
The history of Portuguese novel is still a chapter to be explored. It is
usually told as an extension of the French and the English novel. Such a
perspective leads to the mistake of placing its beginning in Portugal at a time
when the French and British models landed on the country, which causes the
disregard of an entire previous production of the genre. Without the need of
going back too much in time when considering this milestone, one can notice
two occurrences that have not yet come to be widely known, namely the
novels Carlos e Julieta (Carlos and Julieta, published in 1838) and O Estudante
de Coimbra (The Student of Coimbra, published in 1840-1841). Both are works
written by Guilherme Centazzi and precede the most broadly known works that
established the novel as a genre in Portugal. The study of such works, mainly O
Estudante de Coimbra, has the aim of contributing to broaden what is known
about the history of Portuguese novel, as to throw light upon aspects still little
explored and that concern nineteenth century narratives, such as the dialogue
kept between this genre and the novel tradition of the eighteenth century.