O EVANGELHO DE MARCOS COMO LIVRO DE TESTEMUNHAS: DA TESTEMUNHA OCULAR PARA AS MUITAS TESTEMUNHAS

Perspectiva Teológica

Endereço:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto
Belo Horizonte / MG
31720-300
Site: http://periodicos.faje.edu.br/index.php/perspectiva
Telefone: (31) 3115-7054
ISSN: 2176-8757
Editor Chefe: Francisco das Chagas de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/1968
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Teologia

O EVANGELHO DE MARCOS COMO LIVRO DE TESTEMUNHAS: DA TESTEMUNHA OCULAR PARA AS MUITAS TESTEMUNHAS

Ano: 2018 | Volume: 50 | Número: 2
Autores: Sidney Moraes Sanches
Autor Correspondente: [email protected] | [email protected]

Palavras-chave: Testemunho. Testemunha ocular. Oralidade. Crítica das Formas. Jesus de Nazaré.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O recente estudo histórico-literário do Evangelho de Marcos valoriza o lugar e função do testemunho e das testemunhas na transmissão das tradições orais e escritas e, consequentemente, o lugar e papel da cultura da oralidade nas primeiras congregações seguidoras de Jesus. Richard Bauckham insiste no testemunho ocular do apóstolo Pedro como o filtro preservador e mediador dos acontecimentos na história inteira de Jesus. Minha convicção é que é mais proveitoso, para o estudo do testemunho e das testemunhas no Evangelho de Marcos, considerar as suas muitas testemunhas. Apresento o conceito e o papel do testemunho e da testemunha no Evangelho marcano a partir do exame dos indicativos internos presentes neste. Mostro que a narrativa marcana é construída sobre a performatividade de um sem-número de testemunhas. Sugiro, então, que se leia o Evangelho de Marcos como um Livro de Testemunhas.



Resumo Inglês:

Recent historical-literary study on Mark’s Gospel values the place and the function of both testimony and witnesses for the transmission of oral and wriaen traditions and, consequently, the place and the function of orality culture in the first congregations of Jesus’ disciples. Richard Bauckham insists on Apostle Peter’s eyewitness as a filter for both preservation and mediation of the events of Jesus’ life. My conviction is that it’s much more profitable, for the Markan study of testimony and witnesses, to examine carefully the many witnesses present in that Gospel. I show the concept and the function of both testimony and witness in the Markan Gospel by examining their internal evidences in the laaer. I demonstrate that Markan narrative is built upon the performance of innumerable witnesses. So I suggest that the Gospel of Mark can be read as a Book of Witnesses.