O presente artigo tem como objeto o texto considerado apócrifo, conhecido tanto como Evangelho de Nicodemos quanto Atos de Pilatos. Os indícios a respeito do texto apontam que a versão que chegou a nós foi escrita entre o séc. 4 ou 5 da EC. A análise procurará mostrar de que forma esse texto faz parte da rede textual do Cristianismo Primitivo, especialmente em sua relação com os evangelhos canônicos. Para isso serão utilizados os conceitos de memória coletiva, intertextualidade e estética da recepção como formas de compreender essa relação, que será demonstrada por meio da análise sinótica de alguns textos. Neste processo de recepção o Evangelho de Nicodemos tornou-se uma testemunha das reelaborações dos materiais tradicionais, voltado para a prática popular do cristianismo antigo e medieval.
This paper has as object the text assumed as apocryphal in Early Christianity known as Gospel of Nicodemus as well as Acts of Pilates. The evidences about the text shows that the version that arrived to us written on 4th or 5th century CE. The analysis seeks to demonstrate in what way this text was part of the textual network of the Early Christianity, especially in its relationship to the Canonical Gospels. We will use Collective Memory, Intertextuality and Aesthetic of Reception theories as a way to understand this relationship, and it will be showed by the synoptical analysis of some texts. In this reception process the Gospel of Nicodemus became a witness of reelaboration of traditional documents, facing the popular practices of Early and Medieval Christianity.