O falante no romance e o discurso autoritário do fundamentalismo religioso: The Handmaid’s Tale sob lentes dialógicas

Odisseia

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova
Natal / RN
59078-970
Site: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/index
Telefone: (84) 3342-2220
ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

O falante no romance e o discurso autoritário do fundamentalismo religioso: The Handmaid’s Tale sob lentes dialógicas

Ano: 2022 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Caroline E. C. Pessoa, Orison M. B. de Melo Júnior
Autor Correspondente: Caroline E. C. Pessoa | [email protected]

Palavras-chave: Falante no romance, discurso autoritário, fundamentalismo, The handmaid’s tale.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pensando na interação entre mundo da arte e mundo da vida, The handmaid’s tale (ATWOOD, 1986) nos chama a refletir sobre a criação de uma sociedade totalitária representada na obra. Para a compreensão dessa representação, este trabalho pautou-se na teoria do romance de Bakhtin, em especial nos conceitos de falante do romance e discurso autoritário, bem como no conceito de fundamentalismo, segundo Armstrong, Oz, Sloterdijk e Harari. Dessa forma, este trabalho buscou compreender, no romance, o papel do discurso autoritário da religião fundamentalista na criação e no desenvolvimento de regimes autoritários com base na religião. Foi possível perceber, por meio da análise, que a assimilação natural ou compulsória do discurso autoritário fundamentalista provocou confrontos violentos e possibilitou a entrada de políticas opressoras. O romance, portanto, chama o leitor a refletir sobre o avanço de discursos autoritários com base no discurso religioso fundamentalista em sociedades contemporâneas.



Resumo Inglês:

As we reflect on the interaction between the world of art and the world of life, The handmaid’s tale (ATWOOD, 1986) summons us to reflect on the creation of a totalitarian society represented in the novel. To understand this representation, this paper is based on Bakhtin’s theory, especially the concepts of speaking person in the novel and authoritarian discourse, as well as the concept of fundamentalism according to Armstrong, Oz, Sloterdijk, and Harari. Thus, it sought to understand, in the novel,the role of the authoritarian discourse of fundamentalist religion in the creation and development of authoritarian regimes founded on religion. Our analysis showed that the natural or compulsory assimilation of the fundamentalist authoritarian discourse gave rise to violent conflicts and made the introduction of oppressive policiespossible. Therefore, the novel asks the reader to reflect on the advancement of authoritarian discourses based on fundamentalist religious discourse in current societies.