O faz-de-conta e as representações sociais: em quais elementos as crianças do meio rural ancoram-se para falar de suas brincadeiras?

Revista Educação e Linguagens

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ISSN: 22386084
Editor Chefe: Ricardo Fernandes Pátaro
Início Publicação: 31/08/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

O faz-de-conta e as representações sociais: em quais elementos as crianças do meio rural ancoram-se para falar de suas brincadeiras?

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Geiva Carolina Calsa, Rosana Lopes Romero
Autor Correspondente: Geiva Carolina Calsa | [email protected]

Palavras-chave: Educação, Representação Social, Faz-de-conta.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados do projeto de iniciação científica denominado ―Representações sociais presentes no faz-de-conta de crianças do meio rural‖ ainda vigente. Para tanto, analisamos dados coletados no ano de 2010 a partir de entrevistas com doze crianças de Santa Fé do Pirapó, sobre os temas e conteúdos de suas brincadeiras de faz-de-conta. Utilizamos como principal referência a Teoria das Representações sociais de Serge Moscovici. Os resultados principais apontaram que a brincadeira de faz-de-conta é permeada por diversas representações geradas por dois processos, (ancoragem e objetivação), mas que é viabilizada fisicamente por meio da objetivação.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo presentar algunos resultados del proyecto de investigación a nivel licenciatura llamado "Las representaciones sociales presentes en el imaginario de los niños en las zonas rurales" sigue en vigor. Para ello, se analizaron los datos recogidos en 2010 a partir de entrevistas con doce niños de Santa Fe del Pirapó en los temas y el contenido de sus juegos de fantasía. Usamos como referencia la Teoría de Representaciones de Serge Moscovici. Los principales resultados mostraron que el juego de la fantasía está permeado por las diversas representaciones generadas por dos procesos, por el anclaje y objetivación), pero es físicamente posible a través de la objetivación.