Objetivo:Compreender o uso de polifarmácia por idosos frágeis.
Método:Pesquisa qualitativa,realizada no perÃodo de novembro a dezembro de 2011, em Uberaba-MG. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas domiciliares gravadas, utilizando-se roteiro semi-estruturado com questões norteadoras, analisadas através do Discurso do Sujeito
Coletivo (DSC). Resultados: Mediante as Expressões Chaves, surgiram quatro Ideias Centrais (IC): Acredita ter compreensão da terapêutica medicamentosa; Orientação médica incompleta e centrada no horário e com necessidade de apoio familiar para compreensão; Consequências da Polifarmácia: efeito colateral e Valorização do cumprimento do Regime Terapêutico Medicamentoso. Após o agrupamento das IC elaboraram-se quatro DSC.
Conclusão: No idoso frágil, a presença de vários agravos pode levar ao uso da polifarmácia. Essa condição pede ações conjuntas do Estado, da equipe de saúde, em especial o enfermeiro, da famÃlia e do próprio idoso.