A construção da tensão com as transformações narrativas, associada com a interrupção da fruição, naquilo que se denomina como o fenômeno do gancho, tornou-se a matéria deste estudo. Contemplou-se a ação simbólica de gancho na dramaturgia e no roteiro narrativo-dramático para o cinema, além da ação real na oralidade e na telenovela, seja na veiculação em fluxo ou na recepção sob demanda. Para ilustrar o trabalho, recorreu-se à Medeia (431 a. C), tragédia grega de Eurípedes, Coelina ou a Filha do Mistério (1800), melodrama clássico de René Charles Guilbert de Pixerécourt, ao Livro das Mil e Uma Noites e ao primeiro capítulo de Avenida Brasil (2012), telenovela de João Emanuel Carneiro.
The construction of tension through narrative transformations, associated with the interruption of fruition, referred to as the hook phenomenon, became the subject of this study. We considered the symbolic action of the hook in dramaturgy and in the dramatic-narrative screenplay, apart from the real action in orality and the soap opera, whether streaming or on-demand. To illustrate the work, we referenced the Medea (431 a. d.), a Greek tragedy by Euripides, Coelina or the Child of Mystery (1800), a classic melodrama by René Charles Guilbert de Pixerécourt, the book One Thousand and One Nights and the first episode of Avenida Brasil (2012), the soap opera by João Emanuel Carneiro.