O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles

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ISSN: 2594-4916
Editor Chefe: Natália Cristine Prado
Início Publicação: 02/11/2017
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Letras

O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles

Ano: 2017 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Diego Abreu
Autor Correspondente: Diego Abreu | [email protected]

Palavras-chave: gêneros discursivos, Intergenericidade, jingles

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo desse trabalho é analisar a forma como os gêneros canção e anúncio publicitário/propagandístico se inter-relacionam na constituição dos jingles, tendo como horizonte teórico a ação social que esse gênero executa. Assim, entende-se o jingle como um gênero que emerge de um processo de hibridismo, instituindo-se no encontro dos dois gêneros supracitados. Para dar conta do objetivo assinalado, alinho-me à perspectiva da Nova Retórica, reafirmando o caráter social dos gêneros discursivos como “um meio retórico para mediar interesses particulares” (MILLER, 1984). O arcabouço teórico dessa pesquisa fundamenta-se nas reflexões sobre intergenericidade preconizadas por Marcuschi (2002) e no posicionamento teórico supracitado de Miller (1984). Além da discussão teórica, me debruço analiticamente sobre o jingle eleitoral Vote no Rei, iluminando os pontos de tangenciamento entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico, assim como o papel dessas interfaces na constituição do jingle enquanto gênero que desempenha uma função social específica. A metodologia aqui proposta insere-se no viés da pesquisa qualitativa. As análises sugerem que a escolha de determinadas construções discursivas articulada a certas estruturas musicais é manipulada nos jingles, visando a execução da função social pretendida por seus compositores e intérpretes.



Resumo Inglês:

The objective of this work is to analyse the way the genres song and propaganda advertisement interrelate in the construction of the jingles, taking as a theoretical horizon the social action achieved by this genre. Therefore, the jingle is understood as a discourse genre which emerges from a process of hybridity, being instituted in the encounter of the other two discourse genres mentioned above. In order to achieve the highlighted objective, I align myself to the perspective of the New Rhetoric School, reassuring the social vein of the discourse genres “as a rhetoric means to mediate private intentions” (MILLER, 1984). The theoretical framework of this research is grounded on the reflections about intergenericity (MARCUSCHI, 2002) and in Miller’s theoretical stance as quoted above. Besides the theoretical discussion, I lean towards the analysis of the electoral jingle Vote no Rei, clarifying the overlapping points between the song and the propaganda advertisement as well as the role of these interfaces in the constitution of the jingle as a genre that executes a specific social function. The methodology presented here is biased by the qualitative research approach. The analyses suggest that the choice for certain discourse constructions in articulation with some musical structures is manipulated in the jingles, aiming at the achievement of the social function desired by its composers and interpreters.