O fenômeno histórico da Morte de Deus e a instauração do niilismo

Revista Trágica

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ISSN: 19825870
Editor Chefe: André Martins
Início Publicação: 31/05/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

O fenômeno histórico da Morte de Deus e a instauração do niilismo

Ano: 2013 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Rebeca Furtado de Melo
Autor Correspondente: R. Melo | [email protected]

Palavras-chave: “Morte de Deus”; metafísica; niilismo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo pretende discutir o significado filosófico do conceito nietzschiano da morte de Deus como um acontecimento histórico incontornável. Para tanto, parte da análise do conhecido aforismo 125 de A Gaia Ciência, discutindo detidamente diversas formulações que explicitam o papel ocupado por “Deus” na filosofia nietzschiana e, para além disso, o significado sua morte. Nessa descrição vem à tona a relação da morte de Deus e da experiência do niilismo, enquanto desvalorização de todos os valores e supressão da própria possibilidade da verdade. Nesse sentido, discute-se ainda, a essência niilista da metafísica, na medida em que a mesma surge da necessidade da vontade de verdade de postular um mundo verdadeiro para além do mundo fenomênico



Resumo Inglês:

This paper intends to discuss the philosophical meaning of Nietzsche’s concept death of God as a historical and unavoidable event. In order to do so, it begins with the analysis of aphorism 125 of The Gay Science, discussing several formulations which explain the role played by “God” in Nietzschean philosophy and, moreover, the meaning of its death. In this description comes up the relationship between the death of God and the experience of nihilism, considered as devaluation of all values and suppression of the every possibility of truth. Accordingly, we discuss also the nihilistic essence of metaphysics, in that it arises from the need of the will to truth to postulate a true world beyond the phenomenal world.