O gesto e a expressão

Revista Mundaú

Endereço:
Avenida Lourival Melo Mota - S/n - Tabuleiro do Martins
Maceió / AL
57072-900
Site: http://www.seer.ufal.br/index.php/revistamundau
Telefone: (82) 3214-1322
ISSN: 2526-3188
Editor Chefe: Silvia Aguiar Carneiro Martins
Início Publicação: 01/12/2016
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

O gesto e a expressão

Ano: 2022 | Volume: 0 | Número: 11
Autores: Ana Rita Nicoliello Lara Leite
Autor Correspondente: Ana Rita Nicoliello Lara Leite | [email protected]

Palavras-chave: Gesto, Expressão, Gravidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Partindo da constatação de Hubert Godard de que é o gesto que fabrica o corpo, esse artigo explora os processos genéticos da corporeidade a partir da categoria do gesto. Por uma perspectiva filosófica nãoessencialista, procurei compreender, com o apoio de filósofos, antropólogos e teóricos da dança, o que significa gesticular e como o gesto se constitui enquanto dimensão somática da existência, implicando não apenas o âmbito físico-anatômico-funcional do corpo, mas, mais profundamente, o âmbito simbólico e expressivo. Por essa razão, a dança, enquanto campo artístico e campo de conhecimento que se volta a explorar, mais que o puro movimento do corpo, o gesto que o fabrica, é um domínio privilegiado para pesquisas que podem trazer luz a uma antropologia geral do gesto.



Resumo Inglês:

Based on Hubert Godard's observation that it is the gesture that produces the body, this article explores the genetic processes of corporeality based on the category of gesture. From a non-essentialist philosophical perspective, I tried to understand, with the support of philosophers, anthropologists and dance theorists, what gesticulation means and how the gesture is constituted as the somatic dimension of existence, implying not only the physical-anatomic-functional scope of the body, but, more deeply, the symbolic and expressive scope. For this reason, dance, as an artistic and epistemological field that explores, not only the pure movement of the body, but the gesture that produces it, is a privileged domain of research that can illuminate a general anthropology of gesture.



Resumo Espanhol:

Partiendo de la constatación de Hubert Godard de que es el gesto que fabrica el cuerpo, este artículo explora los procesos genéticos de la corporeidad a partir de la categoría del gesto. En una perspectiva filosófica no esencialista, procuro comprender, con el apoyo de filósofos, antropólogos y teóricos de la danza, lo que significa gesticular y cómo el gesto se constituye como dimensión somática de la existencia, involucrando no solo el dominio físico-anatómico-funcional del cuerpo, pero más profundamente el dominio simbólico y expresivo. Por esta razón, la danza, como campo artístico y campo de conocimiento que explota, más que el puro movimiento del cuerpo, el gesto que lo fabrica, es un dominio privilegiado de las investigaciones que pueden traer luz a una antropología general del gesto.



Resumo Francês:

En partant du constat de Hubert Godard que c’est le geste qui fabrique le corps, cet article explore les processus génétiques de la corporéité à partir de la catégorie du geste. Dans une perspective philosophique non essentialiste, je cherche à comprendre, avec le soutien de philosophes, anthropologues et théoriciens de la danse, ce que signifie gesticuler et comment le geste se constitue en tant que dimension somatique de l’existence, impliquant non seulement le domaine physique-anatomique-fonctionnel du corps, mais plus profondément le domaine symbolique et expressif. Pour cette raison, la danse, en tant que champ artistique et champ de connaissance qui explore, plus que le pur mouvement du corps, le geste qui le fabrique, est un domaine privilégié de recherche qui peut nous éclairer sur une anthropologie générale du geste.