O grotesco, a commedia dell’arte e o clown: visão de dentro e de fora

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O grotesco, a commedia dell’arte e o clown: visão de dentro e de fora

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 36
Autores: Raíssa Guimarães de Souza Araújo, Suzi Frankl Sperbe
Autor Correspondente: Raíssa Guimarães de Souza Araújo | [email protected]

Palavras-chave: commedia dell’arte, grotesco, clown, riso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As linguagens da commedia dell’arte e do clown, em diálogo com o conceito de grotesco, no Barracão Teatro (Campinas - SP). Parte-se das observações e vivências destas linguagens - e das entrevistas com Tiche Vianna e Ésio Magalhães, que abordam especialmente a montagem da comédia “Zabobrim: O rei vagabundo” - para as influências e atravessamentos no trabalho de uma das autoras enquanto atriz, palhaça e pesquisadora da comicidade de cunho popular. Conclusão da análise da linguagem do cômico do Barracão Teatro feito por receptora, i.e., público - e outra autora do presente artigo. 



Resumo Inglês:

The languages of commedia dell’arte and clown, in dialogue with the concept of grotesque as used in the Barracão Teatro (Campinas - SP). It starts with the observations and experiences of these languages - and the interviews with Tiche Vianna and Ésio Magalhães, mainly the staging of the comedy “Zabobrim: The Vagrant King” – and goes to the influences and crossings in the work of one of the authors of the present text, as an actor, clown and researcher of popular comic style. It concludes with an analysis of the language of the comic presented by the Barracão Teatro made by a receiver as audience of the show - and another author of the present essay.