Teatro social e teatro engajado são duas denominações, entre outras, que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmo entre teatro e propaganda. Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tanto ao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Este artigo aborda o tema do engajamento, de modo geral, levando em consideração especialmente o Grupo de Teatro Galpão (MG) e os sentidos dos espetáculos de rua que, de diferentes formas, intervêm na esfera pública, apontando para a transgressão da ordem vigente na sociedade capitalista.
Social theater and engaged theater are two denominations, among others, that gained shape in the midst of a heated debate that took place throughout the 19th century and was consolidated in the 20th century. Its point of convergence was in the relationship between theater and politics or even between theater and propaganda. For the English critic Eric Bentley, political theater refers to both the theatrical text and to when, where and how it is performed. This article approaches the subject of engagement in general with an especial focus on the Group Theatre Galpão (from Minas Gerais) and the meanings of the street spectacles, which intervene in the public sphere in different ways, signaling to the transgression of the status quo in capitalist society.