O HISTORIADOR DA ARTE COMO COLECIONADOR DE VESTÍGIOS – ABY WARBURG E A CIÊNCIA DA CULTURA

Sociologias Plurais

Endereço:
Rua General Carneiro - 9º andar - sala 906 - Centro
Curitiba / PR
80060150
Site: https://revistas.ufpr.br/sclplr
Telefone: (41) 3360-5173
ISSN: 23169249
Editor Chefe: Patricia dos Santos Dotti do Prado
Início Publicação: 05/10/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia

O HISTORIADOR DA ARTE COMO COLECIONADOR DE VESTÍGIOS – ABY WARBURG E A CIÊNCIA DA CULTURA

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Wanderson Barbosa dos Santos
Autor Correspondente: Wanderson Barbosa dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: Imagens; Vestígios; Continuidade histórica; Teoria da Cultura; Antiguidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A obra de Aby Warburg (1866-1929) representa um marco importante para o campo da história da arte, sobretudo, ao aproximar a ciência da arte com a antropologia visual, sociologia da arte e a história num complexo conceito de ciência da cultura. Assim, como historiador da arte, Warburg propõe a questão da transmissibilidade de valores da Antiguidade a partir do seu conceito de vida-póstuma [Nachleben]. O presente artigo pretende analisar o dilema e as consequências do legado intelectual de Warburg tomando como base as ideias de vestígio e continuidade da Antiguidade. Nessa perspectiva, mostraremos através da análise da pintura italiana de Botticelli, a arte dos índios Pueblos da América do Norte e a escultura de Laocoonte a “sobrevivência” das imagens e símbolos da antiguidade adotando como referencial teórico as análises de Warburg sobre a ciência da cultura.



Resumo Inglês:

The work of Aby Warburg (1866-1929) determine an important advance in the field of art History, above all bringing art science closer to visual anthropology, sociology of art and history in a complex concept of the science of culture. Thus, as an art historian, Warburg proposes the question of the transmissibility from Antiquity from this concept of posthumous-life [Nachleben]. The present article intends to analyze the dilemma and the consequences of the intellectual legacy of Warburg taking as base the ideas of vestige and continuity of the Antiquity. From this perspective, we will show through the analysis of Botticelli's Italian painting, the art of the Pueblos Indians of North America and the Laocoon sculpture, the “survival” of the images and symbols of antiquity, adopting Warburg's analysis of the science of culture as a theoretical reference.