Essentia

Endereço:
Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia
Sobral / CE
62.040-370
Site: http://uvanet.br/essentia/index.php/revistaessentia/index
Telefone: (88) 3611-6613
ISSN: 1516-6406
Editor Chefe: Maria Socorro de Araújo Dias
Início Publicação: 01/06/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O HOMEM PÓS-MODERNO EM HARMADA , DE JOÃO GILBERTO NOLL

Ano: 2015 | Volume: 16 | Número: Especial
Autores: A. C. L. Almeida, M. E. Tomas
Autor Correspondente: A. C. L. Almeida | [email protected]

Palavras-chave: pós-modernidade, identidade, afetividade, pós-modernismo, harmada

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho discute o romance Harmada, de João Gilberto Noll, com a intenção maior de verificar como o homem pós-moderno nela é estilisticamente simbolizado diante das problemáticas do contexto histórico no qual se acha inserido. Para tanto, parte-se da premissa de um possível diálogo entre realidade histórica e arte, de pesquisa teórica com foco no que é dito sobre pós-modernidade e sobre a expressão poética desta no pós-modernismo, dialogando-se com a teoria literária (HUTCHEON, 1991), a filosofia (GIDDENS, 2002) e a sociologia (BAUMAN, 2004; HALL, 2005). Discute-se o homem pós-moderno privilegiando-se os conceitos de identidade e de afetividade, alusivos aos aspectos humanos que se percebeu melhor simbolizados no romance em questão.



Resumo Inglês:

The aim of the study is to discuss the novel ‘Harmada’, by João Gilberto Noll and verify how the post-modern man is stylistically symbolized in the historical context in which he is inserted. Therefore, we start from the premise of a possible dialogue between historical reality and art, through a theoretical research focusing on what is thought of post-modernity and its poetic expression in post- modernism, establishing a dialogue between literary theory (HUTCHEON, 1991), philosophy (GIDDENS, 2002) and sociology (BAUMAN, 2004; HALL, 2005). We discuss the post-modern man focusing on the concepts of identity and affection that allude to the human aspects perceived in the novel.