O jogar pós-fenomenológico

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

O jogar pós-fenomenológico

Ano: 2019 | Volume: 0 | Número: 46
Autores: Emil Hammar
Autor Correspondente: Emil Hammar | [email protected]

Palavras-chave: Jogos Digitais. Hermenêutica, Pós-Fenomenologia, Mediação Tecnológica, Jogar.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho objetiva delinear os jogos digitais em ambientes virtuais em conjunção com o papel da tecnologia como um dos mediadores de mundo aos seres humanos, de acordo com a abordagem pós-fenomenológica de Ihde e o conceito de jogo e seu papel hermenêutico exposto por Gadamer. Com isso, defendemos que os jogos digitais, como uma tecnologia característica de nossa época, insere questões que atravessam os modos a partir dos quais nos inserimos no mundo e damos sentido às nossas experiências em relação ao mesmo, tanto subjetiva, quanto social, tecnológica e hermeneuticamente. Ao fim, são expostos possíveis encaminhamentos e desdobramentos para esta empreitada.



Resumo Inglês:

This paper aims to delineate the digital games in virtual environments and the role of technology as one of the mediators to the human world, according with the Ihde’s postphenomenological approach and the Gadamer’s concept of play and its hermeneutical role. Therefore, we argue that digital games, as a typical technology of contemporary society, bring in itself questions that cross the ways in which we are in our world, as well how we attribute sense to our experiences in relation to the same, both subjective, social, technological and hermeneutically. Finally, we present possible unfoldings for this enterprise.