O jogo computacional como ferramenta de ensino e aprendizagem para alunos com dislexia – uma experiência nas salas multifuncionais de Cerro Largo – RS

Revista Elo - Diálogos em Extensão

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ISSN: 2317-5451
Editor Chefe: Christina Gontijo Forniciari, Rubens Leonardo Panegassi
Início Publicação: 30/11/2012
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Turismo, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O jogo computacional como ferramenta de ensino e aprendizagem para alunos com dislexia – uma experiência nas salas multifuncionais de Cerro Largo – RS

Ano: 2020 | Volume: 9 | Número: Não se aplica
Autores: Jeize de Fátima BATISTA, Ana Cecília Teixeira GONÇALVES, Cleusa Inês ZIESMANN
Autor Correspondente: Jeize de Fátima BATISTA | [email protected]

Palavras-chave: Distúrbio de leitura, inclusão escolar, instrumentalização a alunos e a professores,trastorno de lectura, inclusión escolar, instrumentalización a estudiantes y profesores, reading disorder, school inclusion, instrumentalization to students and teachers

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho consiste em aplicar atividades de um software, desenvolvido pela coordenadora da proposta do projeto de extensão, em alunos da rede municipal da cidade de Cerro Largo diagnosticados com dislexia. As atividades propostas servem como estímulos para aumentar e potencializar a consciência fonêmica, a partir de jogos de identificação e reconhecimento de letras, palavras, frases, rimas e sons, analisando sua eficácia por meio da comparação dos desempenhos obtidos em testes de leitura realizados antes e após a utilização do aplicativo Estimugame. Dessa forma, o objetivo principal deste projeto é colaborar com os professores que atuam na sala de recursos, propiciando ferramentas próprias para estimular a leitura em alunos com dislexia. Nesse sentido, a partir do projeto de extensão, tem-se possibilitado que muitos alunos com dislexia recebam um auxílio específico para as dificuldades de leitura, o que vem se mostrando eficaz a cada semana. Todos os participantes estão acompanhando e superando, mesmo que lentamente, suas limitações, buscando melhorar a cada etapa do projeto. Assim, esperamos auxiliar os profissionais da educação diante das dificuldades que os alunos apresentam em relação à dislexia, respeitando as suas limitações e a subjetividade de cada criança para vencer seus obstáculos e construir os seus conhecimentos.



Resumo Inglês:

This work consists of applying software activities, developed by the coordinator of the extension project proposal,to students from the municipal network of the city of Cerro Largo diagnosed with dyslexia. The proposed activities serve as stimuli to increase and potentiate phonemic awareness, from games of identification and recognition of letters, words, phrases, rhymes and sounds, analyzing their effectiveness by comparing the performance obtained in reading tests performed before and after using the Estimugame application. Thus, the main objective of this project is to collaborate with teachers who work in the resource room, providing their own tools to stimulate reading in students with dyslexia. In this sense, from the extension project, it has been possible that many students with dyslexia receive specific assistance for reading difficulties, which has been proving effective every week. All participants are monitoring and over coming, even if slowly, their limitations, seeking to improve at each stage of the project. Thus, we hope to help education professionals in the face of the difficulties that students have in relation to dyslexia, respecting their limitations and the subjectivity of each child to overcome their obstacles  and  build  their  knowledge.



Resumo Espanhol:

Este trabajo consiste en la aplicación de actividades de software, desarrolladas por el coordinador de la propuesta de proyecto de extensión  a estudiantes de la red municipal de la ciudad de Cerro Largo con diagnóstico de dislexia. Las actividades propuestas sirven como estímulos para incrementar y potenciar la conciencia fonémica, a partir de juegos de identificación y reconocimiento de letras, palabras, frases, rimas y sonidos, analizando su efectividad comparando el desempeño obtenido en las pruebas de lectura realizadas antes y después de usar la aplicación Estimugame. Así, el principal objetivo de este proyecto es colaborar con los profesores que trabajan en la sala de recursos, aportando sus propias herramientas para estimular la lectura en alumnos con dislexia. En este sentido, desde el proyecto de ampliación, ha sido posible que muchos alumnos con dislexia reciban una asistencia específica para dificultades lectoras, que ha demostrado ser eficaz todas las semanas. Todos los participantes están monitoreando y superando, aunque sea poco a poco, sus limitaciones, buscando la mejora en cada etapa del proyecto. Así, esperamos ayudar a los profesionales de la educación ante las dificultades que tienen los estudiantes en relación a la dislexia, respetando sus limitaciones y la subjetividad de cada niño para superar sus obstáculos y construir sus conocimientos.