O Kyrie de Nepomuceno: estilo e intertextualidade

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

O Kyrie de Nepomuceno: estilo e intertextualidade

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Thiago Plaça Teixeira
Autor Correspondente: Thiago Plaça Teixeira | [email protected]

Palavras-chave: musicologia, Alberto Nepomuceno, análise musical, missa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo apresenta uma análise do Kyrie da Missa em Ré menor (1915) de Alberto Nepomuceno (1864-1920), vi-sando identificar características estilísticas e relações de intertextualidade musical. Quanto à forma, textura e timbre, o Kyrie de Nepomuceno apresenta grande semelhança com o Kyrie da Missa Te Deum laudamus (1899), de Lorenzo Perosi (1872-1956).Quanto à harmonia, a obra denota certo caráter modal, possivelmente por influência de técnicas de harmonização do cantogregoriano. Quanto à melodia e à prosódia, nota-se certa proximidade com as linhas melódicas gregorianas, consideradas então paradigma da música sacra católica.



Resumo Inglês:

This article presents an analysis of the Kyrie in Alberto Nepomuceno’s Mass in D minor (1915), one of the goals being to identify stylistic features and musical intertextual relations. In relation to form, texture and timbre, Nepomuceno’s Kyrie presents great similarity to the Kyrie of Lorenzo Perosi, Missa Te Deum Laudamus (1899). As concerns harmony, the piece denotes a kind of modal character, possibly due to the organ techniques which accompany the gregorian chant. Regarding melody and prosody, there is a certain proximity to gregorian melodic contours, considered at the time as a paradigm of catholic church music.