O presente artigo pretende examinar criticamente o legado estético de Gadamer, considerando a sua atualidade e universalidade. Aborda, de forma particular, o modo em que as categorias estéticas tradicionais como representação e mimese são reabilitadas no contexto da sua hermenêutica. Ao mesmo tempo, resgata a noção de jogo na sua relação com o conceito de representação, numa meditação que passa pelo análise da obra de Duchamp. O seu objeto último é, em todo o caso, assinalar o valor teórico que a filosofia da Gadamer guarda ainda para o pensamento estético contemporâneo.
This paper aims to analyze the aesthetic legacy of Gadamer, considering its actuality and universality. It particularly focus the rehabilitation of traditional aesthetic categories as representation and mimesis on the contexts of hermeneutics. At the same time, it approaches to the notion of play in relation with the concept representation, analyzing the work of Duchamp. Its ultimate goal is to show the theoretical value of Gadamer's philosophy for contemporary aesthetic thought.
El presente artÃculo pretende examinar crÃticamente el legado estético de Gadamer, considerando su actualidad y universalidad. Aborda, de forma particular, el modo en que las categorÃas estéticas tradicionales como representación y mÃmesis son rehabilitadas en el contexto de su hermenéutica. Al mismo tiempo, rescata la noción de juego en su relación con el concepto de representación, en una meditación que pasa por el análisis de la obra de Duchamp. Su objeto último es, en todo caso, destacar el valor teórico que la filosofiÃa de Gadamer guarda todavÃa para el pensamiento estético contemporáneo.