O LIRISMO IRÔNICO DE BORGES EM O ALEPH E A IRONIA EXISTENCIAL DE QUIROGA EM A GALINHA DEGOLADA

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

O LIRISMO IRÔNICO DE BORGES EM O ALEPH E A IRONIA EXISTENCIAL DE QUIROGA EM A GALINHA DEGOLADA

Ano: 2014 | Volume: 10 | Número: 18
Autores: Danilo Luiz Carlos Micali
Autor Correspondente: D. L. C. Micali | [email protected]

Palavras-chave: ironia, realismo fantástico, O Aleph, A galinha degolada

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O conto O Aleph (1949), de Jorge Luis Borges, é narrado numa linguagem realista entremeada de estrofes líricas, e seu enredo contém um traço fantástico, pois admite a existência de uma pequena esfera: o aleph – objeto que reflete como espelho tudo o que existe no universo. Como fenômeno de existência duvidosa no mundo diegético, a aparição do aleph – o “microcosmo dos alquimistas e cabalistas”, como diz o narrador-autor – contém em si algo de irônico, considerando a ambiguidade um atributo da ironia. Isto enquadra essa narrativa no realismo fantástico, gênero também praticado por outros autores latino-americanos, a exemplo de Horácio Quiroga no conto A galinha degolada (1917), em que a ironia existencial transforma tragicamente a vida do jovem casal protagonista, presenteando-o com quatro filhos que, sucessivamente, se tornam idiotas após o décimo oitavo mês de vida. No seu breve e incrível relato, o narrador-autor questiona profunda e cruamente a realidade: o quê, nesse real, seria de fato verdadeiro ou possível? Esta análise dos dois contos supracitados à luz do realismo fantástico (ou mágico) da literatura (SPINDLER, 1993), focaliza o caráter lírico (BORGES, 2000), e/ou irônico (BRAIT, 1996) da ficcionalidade de cada autor, observando semelhanças e diferenças.



Resumo Inglês:

The tale The Aleph (1949), by Jorge Luis Borges, is narrated in a realistic language dotted by lyric verses, and its plot contains a fantastic trace by admiting the existence of a little sphere: the Aleph – objetc that reflets like a mirror everything that exists is in the Universe. As phenomenon of an incertainly existence in the diegetic world, the appearence of the Aleph - the "microcosm of the alquimists and cabalists, as says the narrator-author - contains itself something ironic, considering the ambiguity an attribute of the irony. This frames this narrative in the fantastic realism, genre also practised by other latinamerican authors, as Horácio Quiroga in the tale The decapitated chicken (1917) in which the existencial irony tragically transforms the life of the young protagonist couple, gifting them with four sons who become idiots after being eighteen months. In his brief and incredible report the narrator-author questions deeply and crudely the reality: what, in this reality, would be really true or possible? This analysis of the supra-cited tales in the view of the fantastic (or magic) realism of the literature focuses the lyrical and/or ironical caracter of the fictionality of each author, observing its similarities and differences.